Renovação de Fachadas e Reparação de Fendas | RenoBuild Algarve
Renovação de Fachadas e Reparação de fendas
As condições de habitabilidade dos edifícios estão directamente relacionadas com os materiais utilizados na sua construção. Os revestimentos das fachadas constituem a primeira barreira aos agentes de degradação (condições ambientais adversas e a inúmeras agressões do meio), sendo, por isso, essenciais para a durabilidade das construções. Ao longo da sua vida útil, os revestimentos sofrem perda do seu desempenho, deixando de cumprir as funções que lhes são exigidas.
Para além da função de “camada de sacrifício” para proteger as paredes, os revestimentos das fachadas (rebocos, tintas, etc) são utilizados desde tempos remotos como elementos decorativos de valor estético relevante.
Causas de Degradação e Fissuração de Fachadas
De entre as várias causas de degradação dos revestimentos de fachadas destacam-se as seguintes:
- Acção da Água: humidades e sais solúveis;
- Agentes Biológicos: algas, fungos, bactérias, plantas diversas e animais de pequeno porte;
- Acções Mecânicas: retracção, vento, temperatura, deformações no suporte e acções acidentais;
- Acção do Homem: acções de manutenção inadequadas, vandalismo e poluição.
A água, sob as diversas formas que pode ocorrer, é o maior agente de degradação dos revestimentos de fachadas, sendo responsável pelo aparecimento de outros agentes de degradação, nomeadamente diversos agentes biológicos.
A fissuração é uma patologia recorrentemente identificada nos edifícios. As causas para o seu aparecimento são variadas e devem-se, essencialmente, às deformações que os diversos materiais que compõem o edifício sofrem. De entre as causas mais comuns, poderão enumerar-se as seguintes: deficiente ligação entre materiais diferentes; retracções e expansões; diferenciais térmicos e higrométricos; carregamento excessivo; deformação de elementos estruturais; assentamento de fundações; concentração de tensões em pontos singulares (por exemplo ângulos de janelas e portas).
Problemas da existência de Fendas
A fissuração, não estrutural, é uma das anomalias mais comum e gravosa nos rebocos das fachadas. A capacidade de impermeabilização do revestimento fica comprometida, permitindo a entrada de água através das fissuras, o que provoca condições de insalubridade que afectam o conforto da habitação, a estética, as propriedades térmicas e a durabilidade dos materiais da construção.
Análise, Diagnóstico e Soluções de Reparação de Fendas
Uma observação mais pormenorizada da fenda ou fissura, com vista á sua caracterização (origem estrutural ou não estrutural; forma; orientação; abertura; profundidade; extensão; actividade, etc.), é essencial para a escolha das possíveis soluções de reparação.
Em muitos casos a solução para a reparação da fissuração, não estrutural, não se consegue através da aplicação de soluções de preenchimento de fendas e pintura, pois em grande parte dos casos o elemento voltará a fendilhar. Nestes casos é necessário recorrer a sistemas de revestimentos que consigam resistir às acções, a que os elementos estão sujeitos, sem a ocorrência de fissuração.
Uma vez que as exigências relativamente ao desempenho energético dos edifícios são cada vez maiores, devido à recente legislação sobre o tema, poderá recorrer-se a sistemas de isolamento térmico na renovação de fachadas. A aplicação de isolamento térmico na fachada de um edifício é a solução mais eficiente na reabilitação da mesma pois apresenta uma resistência à ocorrência de fendas superior às outras soluções, ao mesmo tempo que melhora o seu desempenho térmico, a sua capacidade de resistência à água da chuva e o seu aspecto estético. Para além disso, os trabalhos necessários na sua aplicação têm uma interferência mínima na utilização dos espaços interiores.
A RenoBuild tem uma grande experiência na execução de vários tipo de sistemas de renovação de fachadas (hidrorrepelentes e permeáveis ao vapor de água), tendo obtido ao longo dos tempos um excelente feedback por parte dos seus clientes.
Referência à RenoBuild no Site do Representante da marca STO
“Renobuild – Renovação de Fachadas, Monchique | Limpeza, Renovação e Impermeabilização de Fachadas
O projeto do nosso cliente Renobuild em Monchique consistiu na renovação das fachadas, pelo que o primeiro passo foi a limpeza das mesmas. Para a recuperação da fachada deu-se um barramento armado com a argamassa orgânica Sto RFP e rede de fibra de vidro. A aplicação desta argamassa, com elevada resistência mecânica e alta flexibilidade, faz com que a fachada tenha uma elevada resistência à fissuração. Como acabamento, foi aplicado Stolit K, impermeabilizando-se assim toda essa zona, mas mantendo o elevado índice de respirabilidade.”
STO-AG, o grupo alemão que criou o Sistema ETICS (também conhecido como Capoto) ao introduzir no mercado, na década de 60, o StoTherm Classic, o primeiro sistema de isolamento térmico pelo exterior. Os objetivos de então eram os mesmo de hoje: Reduzir o desperdício energético dos edifícios e Assegurar uma maior durabilidade da fachada. Os Sistemas ETICS (External Thermal Insulation Composite Systems) ou de isolamento térmico de fachada pelo exterior continuam a ser o core business da STO, que ao StoTherm Classic adicionou entretanto o StoTherm Vario e o StoTherm Mineral. Mas hoje a STO é um parceiro transversal a todo o setor da construção e manutenção de edifícios, com uma oferta de produtos que inclui: Argamassas; Tintas: Exteriores, Interiores e Primários; Tetos Acústicos.
Renovação de Fachadas e Reparação de Fendas | RenoBuild Algarve
Algarve: Portimão • Lagos • Lagoa • Carvoeiro • Aljezur • Sagres • Monchique • Silves • Albufeira