O antes e depois de 3 fachadas remodeladas

Fachadas – Artigo Homify

Homify

O antes e depois de 3 fachadas remodeladas

A fachada é a cara da nossa casa. Devido à sua aparência ela tem o poder de criar diferentes tipos de reacção às pessoas que a vêem. A fachada irá criar uma primeira impressão, boa ou má, por isso é de valor que a mesma esteja bem cuidada para que exista de imediato uma satisfação positiva, por parte do proprietário ou por quem a vê.

Mostrar preocupação com a fachada é tratar o próprio lar com carinho. E, embora este cuidado pareça trabalhoso, apenas necessitamos de alguns toques pontuais para que a aparência exterior seja recuperada ou melhorada. Muitas vezes esse cuidado extra poderá apenas ser uma questão de lixar ou repintar alguns pontos da estrutura externa para que a casa pareça nova. O resultado sempre valerá a pena, afinal, quem não gosta da impressão de estar a chegar a uma casa nova?

Para mostrar o poder de alguns desses cuidados pontuais, trouxemos alguns exemplos óptimos de fachadas recuperadas pelo escritório português RenoBuild Algarve. São três fachadas que mostram o Antes e Depois da sua aparência – deixando de ter um aspecto abandonado para terminar em casas de aspecto praticamente novo e muito agradável.  Por isso, convidamo-lo a comparar algumas destas fachadas e a conhecer formas simples de dar uma aparência nova à sua casa desgastada. Inspire-se!

1. Antes: uma fachada marcada e danificada pelo tempo

É comum que ao comprar casa que esteja há muito tempo ao abandono se depare com a fachada degradada e desgastada pelo tempo, ainda que as estruturas se apresentem em bom estado de conservação.

Neste exemplo, notamos que a casa antes se encontrava pintada de branco pois nas paredes restam pedaços de tinta e o piso totalmente destruído.

Embora o desgaste pela acção do tempo ofereça um visual desagradável e nada bonito, as linhas da casa eram já modernas o que quer dizer que a restauração da mesma não seria difícil, ainda com a mais valia das mão talentosas dos bons profissionais. Como ficou?

1. Depois: pintada e revestida a pedra

Como dissemos anteriormente, embora a aparência fosse feia e desgastada, as linhas da estrutura existente tinham muito potencial, podendo ser bem aproveitadas com simples ideias e muito talento. Podemos notar que o branco que resumia a identidade da casa, deixou de existir para que a cor amarelo claro fosse utilizada para valorizar a casa.

Para complementar, revestiu-se parte das superfícies com pedra, oferecendo um toque rústico ao ambiente, transformando a casa em um local agradável e acolhedor para se viver. O toque final foi dado à porta de entrada, tendo sido pintada de branco oferecendo uma boa transição cromática entre o exterior e o interior. O resultado é simples, mas belo.

2. Uma fachada descascada

A clássica fachada descascada é muito comum. Estão presentes em qualquer zona do país e localização. A pintura foi descurada e a última foi à largos anos. É normal que com a acção do tempo e diferenças de temperatura as mesmas sofram alterações e não fiquem lindas para sempre. Nesta casa, embora as paredes se encontrassem descascadas, o telhado encontrava-se em bom estado. Apenas o pequeno jardim na lateral implorava por uma pequena atenção.

2. Depois: o poder de uma boa pintura

É impressionante o que um pouco de investimento pode fazer com a aparência da sua casa. A casa que parecia envelhecida pelo passar dos anos, precisou apenas de ser lixada e depois pintada novamente – a nova pintura fê-la renascer.

O branco conferiu uma bela imagem, sendo empregue nas paredes e nos blocos que marcam o jardim. Neste espaço, inclusive, novas sementes foram plantadas para que flores deixassem o lar ainda mais encantador. Um pequeno esforço resultou em uma grande alteração!

3. Antes: paredes rachadas

Além da tinta que pode descascar após muito tempo aplicada, é possível que o excesso de chuvas provoque também infiltrações e, com isso, rachas nas paredes.

Nesta imagem, notamos uma casa quase completamente desbotada e com muitas rachas na sua estrutura. Quando isto ocorre é necessário contar com bons profissionais que localizem todos os pontos danificados e que podem quem sabe com o passar do tempo evoluir e piorar a situação da casa. As rachas por norma estragam a impermeabilidade das paredes e nesse caso é necessário estar-se com atenção e agir rapidamente.

3. Depois: cores claras e bom aspecto

Após os tratamentos direccionados às rachas e imperfeições nas paredes a casa pode ser novamente pintada,  renascendo de novo. E é esta bela renovação o que observamos agora neste projecto.

Repare como a soma de tons cremes foram utilizados tanto ao longo das paredes, quanto na estrutura superior da casa. Esta renovação foi suficiente para deixar a casa como nova. A sua aparência mais agradável e acolhedora.

Partilhar: